sábado, 20 de agosto de 2011

Escrevendo um pouco sobre EaD.

  Na Educação a Distância temos a Educação Presencial, Semi-Presencial (parte presencial, parte virtual ou a distância ) e Educação a Distância (virtual). O aluno tem a sua opção de acordo com o curso que deseja fazer.A  EAD  possibilita a inserção do aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, com a vantagem de que ele também descobre formas  de tornar-se sujeito ativo da pesquisa e do compartilhar os conteúdos.
  Muitos criticam os cursos a distância , faculdades de ensino superior  que não  aderiram a essa modalidade , bem como parte de profissionais que se formam nessa modalidade. Assim como os cursos presenciais ,os cursos a distância passam pelo processo de autorização e de avaliação de modo que são exigidos titulações, condições naturais e produção acadêmica. Neste contexto diz Moran: “os cursos EaD não tem qualidade ? então porque estão crescendo, e sendo as melhores notas no ENADE” .
   A EAD é legalizada e tem aprovação do MEC. Graças a ela muitas pessoas estão ingressando nas universidades e se aperfeiçoando continuadamente.

3 comentários:

  1. Ouso dizer que os cursos de ensino a distância são a democratização do ensino superior no Brasil, por vários fatores: pela flexibilidade de dias e horários, pelo menor custo em relação aos cursos presenciais, pela duração diferenciada e pela objetividade do curso. A saber: nos cursos tecnológicos a distância, as matérias são focadas na parte prática, profissionalizante. Longe de querer desmerecer os bancos acadêmicos dos cursos presenciais, onde além da formação profissionalizante, o aluno estuda disciplinas que o levam a entender o porquê de certas demandas, comportamentos e possibilidades. Como exemplo, posso citar minha graduação em Administração, onde matérias como Filosofia, Psicologia, entre outras, ajudam a compreender o pensamento humano, o que te leva a entender o comportamento do público consumidor e preparar-se para atendê-lo de forma a satisfazer e até mesmo surpreender suas expectativas. O Marketing se utiliza muito das percepções humanas para provocar o desejo de consumir no público alvo. Os cursos de EaD permitem o planejamento da vida acadêmica, pois normalmente ocorrem em um ou dois dias da semana em sala e as demais horas de estudo podem ser feitas no momento que melhor se encaixar na vida do aluno. E as pesquisas mostram que a dedicação e aproveitamento dos alunos EaD já são superiores aos dos estudantes presenciais e é fácil explicar o porquê: muitas vezes o aluno presencial espera que o professor mastigue todas as suas dúvidas, já o aluno EaD em sua essência, precisa correr atrás da informação e acaba fixando melhor o conteúdo. É claro que isso se aplica aos alunos dedicados, pois alunos "meia-boca" existem tanto no ensino a distância quanto no presencial, em qualquer modalidade. Por isso, pela inclusão social dos alunos das classes mais humildes, pela flexibilidade dos horários e pela possibilidade de atingir municípios que dificilmente teriam condições de abrigar e manter uma instituição de ensino superior, os cursos a distância chegaram para ficar e é uma realidade inconteste.

    É a minha opinião.



    Gutemberg Izidoro de Oliveira
    Professor Tutor Presencial
    Tecnologia em Marketing
    Anhanguera/Uniderp
    Campo Grande/MS

    ResponderExcluir
  2. É a postura de cada uma diante desta nova modalidade de ensino que fará dela um sucesso ou um fracasso. Um fator que
    impulsionou a expansão da educação a distância é a crescente demanda por formação
    da população em geral, uma exigência do modelo social e econômico e do movimento
    de globalização. Acredito que a modalidade a
    distância representa uma das alternativas para responder a democratização do acesso à educação superior.
    Segundo Ribeiro Silva: “para democratizar a educação brasileira só existem dois
    caminhos: ou permitir que as universidades implantem programas de educação a distância ou criar cerca de 1500 novas unidades de ensino formais” (SILVA, 2003

    ResponderExcluir
  3. Oi Canan,
    há muitas coisas faladas sobre a EaD sem a devida reflexão ou conhecimento direto. Da mesma forma que o MEC exige inúmeras formalidade para a bertura de um curso presencial, também exige para um curso a distância. A fiscalização (do próprio MEC e da sociedade interessada nesta madalidade) é a garantia de apenas as instituições sérias prevalecerão (assim como na modalidade presencial). O importante é, a aprtir de nossa experiência, mostrar que há grandes oportunidades e possibilidades abertas com a EaD.
    Tutora Renata Cardoso Belleboni Rodrigues

    ResponderExcluir